top of page

Tratamento em dentes traumatizados

Não estamos livres de acidentes esportivos e comportamento rotineiro. O traumatismo facial com envolvimento de dentes é frequentemente a principal razão para a busca por atendimento odontológico em consultórios. Os incisivos centrais superiores (80%) são os mais envolvidos, seguidos dos laterais superiores e centrais e laterais inferiores. 

As lesões nos tecidos dentários variam com a intensidade do trauma ocasionando sequelas, como:

- Necrose do tecido pulpar seguido do escurecimento do elemento dental e interrupção da formação da sua raiz.

- Infecção dos canais radiculares com a formação de lesões ósseas, fístulas e abscessos.

- Destruição das raízes dentárias pelo próprio organismo, quando existe reabsorção radicular.

- Calcificação dos canais radiculares dificultando ou impossibilitando o tratamento endodôntico e o controle da infecção.

A recomendação é buscar atendimento de urgência com endodontista logo após o trauma para uma avaliação, diagnóstico e tratamento adequados. Isso ajuda no restabelecimento funcional e o controle das possíveis sequelas.

O aparecimento das sequelas pode ocorrer a longo prazo, portanto, mesmo nos traumas de pequena intensidade, o acompanhamento de no mínimo cinco anos se torna fundamental para o prognóstico favorável do elemento dental traumatizado.

 

Hoje contamos com técnicas modernas de tratamento endodôntico, com novos protocolos e materiais, e a possível revascularização desses elementos traumatizados, trazem esperança de sucesso na manutenção dos órgãos dentários na cavidade oral.

bottom of page