top of page

Tratamento de doença periodontal

O tratamento das doenças periodontais consiste em controle da placa bacteriana, raspagem e alisamento da superfície radicular dos dentes com bolsas periodontais, remoção do tecido de granulação e dos fatores adicionais de retenção de placa, além de recorrente orientações de higiene oral. O principal objetivo do tratamento da doença periodontal é controlar a infecção, e existem diversas formas de tratá-la, dependendo de sua extensão.

A alteração ou remoção da microbiota patogênica é importante para o controle das doenças periodontais. 

Dentes com bom prognóstico requerem terapia relativamente simples e podem ser considerados pilares para função. Os dentes duvidosos necessitam de terapia abrangente e, dentre as situações que podem ser consideradas como prognóstico duvidoso, pode haver envolvimento de furca, defeitos ósseos angulares, perda óssea horizontal (mais que dois terços da raiz), tratamento endodôntico incompleto, patologia periapical, presença de pinos/núcleos volumosos e cáries radiculares extensas.

Já os dentes que se enquadrarem como não aconselhável de tratamento podem ser extraídos durante a terapia inicial e, dentre as situações quando não se aconselha tratamento, pode haver abcessos periodontais recorrentes, perda de inserção até o ápice, perfuração no terço apical da raiz, fratura longitudinal da raiz e fratura oblíqua no terço médio da raiz.

A estratégia de tratamento da doença periodontal deve incluir a eliminação da infecção oportunista, assim como a definição de parâmetros a ser atingidos.

bottom of page