top of page

Restaurações

É muito comum que os pacientes confundam obturação com restauração. 

A restauração é um reparo realizado na coroa do dente, a parte que fica exposta da cavidade oral, acima do nível da gengiva. Normalmente, precisamos de uma restauração para tratar fraturas, lesão de cárie, ou alguma falha de restauração pré-existente. A restauração geralmente é feita com resina. Por ser um material em constante aprimoramento, e que fica da cor do dente. 

A obturação consiste no selamento do canal radicular, a raiz do dente, que fica dentro do osso. É diferente da restauração, que trata o problema na parte externa do dente.

Já o tratamento de canal remove a parte interna do dente, a polpa, prepara os condutos que suportarão essa polpa em sua posição e, finalmente, sela esses canais com materiais obturadores específicos.

De forma geral, podemos diferenciar a obturação da restauração da seguinte forma: quando são feitos procedimentos para recuperar dentes que sofreram danos em faces comprometidas de um elemento dental, é restauração. Quando essa recuperação se trata apenas de um espaço do interior do elemento dental fechado hermeticamente, falamos obturação.

Existem dois tipos de técnicas de restauração dentária, a direta e a indireta. Cada uma possui uma indicação, dependendo das diferentes lesões que possam ocorrer nos dentes. As restaurações feitas nos consultórios dentários, na maioria das vezes, são procedimentos simples e realizados em uma única sessão.

bottom of page