top of page

O que fazer em casos de perder um dente por trauma



Quedas e acidentes esportivos podem resultar em machucados na boca, um dentre quebrado ou trincado. Situações de emergência como estas precisam de avaliação do endodontista para tentar recuperar o dente e evitar que problemas maiores se desenvolvam nos dias seguintes.


Existem diversos tipos de traumatismos dentários, que tal falarmos um pouco sobre eles?


Tipos de traumatismos dentários

Concussão dentária: O problema é causado por uma força intensa e súbita que age sobre o dente, e mesmo não sendo capaz de danificá-lo, acaba deixando a região dolorida. 

Subluxação dentária: O dente passa a apresentar mobilidade, podendo haver sangramento do sulco gengival, além de alterações na sensibilidade ao toque. 


Luxação: Ocorre quando o dente se desloca, sendo necessário o seu reposicionamento, com contenção ou um tratamento endodôntico. 


Avulsão: Ocorre perda total do dente fraturado e o atendimento deve ser imediato, levando na consulta o dente conservado em vidro com saliva. A não conservação do dente ou a demora na reimplantação podem levar à perda permanente. 


Fratura radicular: A fratura radicular afeta a dentina, o cemento e a polpa do dente, levando a mobilidade.


Fratura alveolar: Os traumatismos dentários que danificam o alvéolo podem ou não impactar os dentes, e geralmente envolvem a parede óssea do alvéolo. 


Fratura em esmalte: Se caracteriza pela perda total ou parcial do esmalte do dente.


É melhor salvar o dente antes de extrair ou colocar um implante?

Pode parecer simples extrair o dente, mas salvá-lo e mantê-lo na cavidade bucal evita uma série de problemas, como a possível má adaptação do implante e da prótese sobre o implante, e o desgaste emocional do paciente.


Cada caso deve ser avaliado por um endodontista para obter um diagnóstico e prognóstico corretos. Se existe a possibilidade do tratamento de canal ser bem sucedido, certamente essa é a melhor opção. O tratamento de canal com microscópio é a forma mais segura de se fazer o procedimento, evitar o retratamento endodôntico ou até mesmo a extração do dente.


A cirurgia de implante é mais invasiva do que o tratamento de canal. Enquanto no tratamento de canal o acesso é feito em apenas um procedimento (tratamento de canal), na cirurgia de implante a intervenção é feita três momentos (extração, implante e prótese sobre o dente) ou até quatro vezes, com a cirurgia de enxerto ósseo.


No primeiro momento, é necessário fazer a cirurgia de extração do dente condenado. Depois, é feito um segundo procedimento: a colocação de um pino de titânio no tecido ósseo e a prótese sobre ele para repor o dente perdido.


O tratamento de canal feito por um especialista em endodontia tem mais chances de sucesso.

O dentista especialista em endodontia é o melhor profissional para garantir um tratamento de qualidade e alcançar a melhora da sua saúde bucal. No tratamento de canal, o endodontista realiza um procedimento odontológico onde a polpa do dente danificado é retirado totalmente. Em seguida, é feita a limpeza do local para a desinfecção e o mesmo é preenchido com o material específico para fazer a vedação do canal.


O período do tratamento depende da gravidade do caso e da técnica usada pelo especialista. Em algumas situações, o problema pode ser resolvido em apenas uma sessão. O tratamento de canal tem um custo mais baixo do que o implante e garante a manutenção de um dente natural e saudável na boca. 


Escolher um profissional capacitado para realizar o procedimento é crucial para evitar o retratamento do canal no futuro. Pesquise se o profissional que irá lhe atender atua na área de endodontia com certificação, basta fazer uma pesquisa no site do Conselho Regional de Odontologia e verificar o nome do dentista. Geralmente, os títulos e qualificações desses profissionais são facilmente disponibilizados.  


Os aparelhos tecnológicos utilizados no consultório também fazem toda a diferença no resultado do tratamento de canal. Por essa razão, busque descobrir se a clínica possui equipamentos tecnológicos de ponta.


O recomendado é que o paciente marque uma consulta inicial para conhecer melhor a infraestrutura da clínica. Assim como descobrir qual é o procedimento que será adotado pelo profissional. Nesse momento questione sobre os benefícios desse tipo de tratamento e qual o diferencial deles dos demais.  


Sem dúvida, assim você poderá realizar esse procedimento de uma maneira segura. Sem correr o risco de sofrer com possíveis transtornos ou ter gastos em vão.


Gostou do nosso artigo sobre trauma dental? Para consultas de emergência em Canoas/RS agende pelo nosso WhatsApp (51) 99520-2727

Yorumlar


bottom of page