top of page

Estou com dor de dente, e agora?



Dor de dente, no interior ou ao redor do dente, é um problema comum, especialmente entre pessoas com má higiene oral. A dor pode ser constante, sentida após o estímulo de calor, frio, alimento ou bebida doce, mascar ou escovar os dentes.


A cárie é a patologia mais comum que gera a dor de dente, resultando em pulpite e abscesso. A cárie dentária pode ser em grande parte prevenida por uma boa higiene oral, que ajuda a remover a placa. A remoção da placa ajuda porque as bactérias na placa produzem ácidos que podem danificar o esmalte do dente e a dentina.


Como proceder diante de uma dor de dente

Pessoas com dor de dente devem visitar o dentista. As informações seguintes podem ajudar a decidir quando está na hora de ir ao dentista e o que esperar durante a avaliação.

 

Sinais de alerta 

Em pessoas com dor de dente, certos sintomas devem ser motivos de preocupação. Esses sinais são alertas que uma infecção bucal pode ter se espalhado, quando há presença de:

  • Dor de cabeça ou tontura

  • Febre

  • Inchaço ou sensibilidade do assoalho da boca


Porquê procurar um endodontista

O endodontista está apto para diagnosticar e tratar lesões pulpares, que costumam causar problemas e dores na cavidade bucal. Além de eliminar o desconforto, o profissional trata os traumatismos dentários e realiza procedimentos que evitam necroses e tratamentos mais extensos. 


Endodontia de alta complexidade

A endodontia trabalha em casos de alta complexidade e qualidade técnica de tratamentos. Selecionamos as cinco principais atuações da área:


  1. Tratamentos para conservam a polpa dentária, como a pulpotomia e capeamento pulpar indireto e direto. A pulpotomia, por exemplo, tenta manter a vitalidade da raiz da polpa.

  2. Tratamento de canal, quando é feita a limpeza removendo a polpa dentária, seguido de preenchimento por um cone flexível, o selamento com uma obturação para fechar o canal, e por fim, o acabamento da coroa feito em resina, recriando o formato original do dente.

  3. Tratamento de traumatismos dentários (desde fratura do esmalte até a perda definitiva do elemento dentário) visa conservar a vitalidade da polpa e dos dentes que foram necrosados.

  4. Cirurgia endodôntica é uma opção para o tratamento de canal. Esse tratamento é indicado para casos de falhas anteriores no tratamento endodôntico, em perfurações acidentais na raiz e em lesões que não foram tratadas com as técnicas tradicionais.

  5. Auxilia na prevenção de infecções nos dentes que podem causar necrose e outras patologias.


A importância do uso da tecnologia para um prognóstico favorável

A inserção de novas tecnologias juntamente com o avanço evolucional na endodontia trouxe grande benefícios aos pacientes. O consultório da endodontista Yaçana Postiglioni Ferraz conta com as últimas tecnologias disponíveis, como microscópio operatório, ultrassom, motor endodôntico, localizador apical, sensor radiográfico para RX digital e RX portátil, conseguindo atender a maioria das demandas e exames no próprio consultório.


As novas tecnologias promovem um tratamento endodôntico seguro e rápido com prognóstico mais previsíveis do que os obtidos anos atrás. Como resultado vemos mais agilidade, precisão e sucesso ao tratamento endodôntico, trazendo assim maior possibilidade de reabilitar o paciente, bem como a aceitação do tratamento endodôntico.


Gostou do nosso artigo sobre dor de dente? Para consultas de emergência em Canoas/RS agende pelo nosso WhatsApp (51) 99520-2727

Comments


bottom of page