top of page

Extrações

A exodontia é uma pequena cirurgia dentária que extrai o dente, quando já não é viável ou compensatório recuperar o dente, ou quando ele está sobrando e apertando os demais dentes, como no caso do dente do siso.

A necessidade de extração de dentes ocorre no adulto com relativa frequência em consequência de diversos problemas dentários. Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias.

A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar). Devido a alguns problemas de erupção o dente do siso ou terceiro molar (superior ou inferior) é um dos dentes, muitas vezes, indicado para exodontia.

Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contraindicação (exodontia múltipla).

Outras causas que podem levar à extração de um dente incluem:

  • Dente fraturado na coroa ou fraturado na raiz.

  • Dente com necrose pulpar, caso não esteja indicado o tratamento endodôntico ou de canal.

  • Dente desvitalizado com insucesso, onde não está indicado o retratamento endodôntico.

  • Dente com mobilidade muito acentuada (“dentes a abanar”), normalmente consequência de periodontite avançada.

  • Dente do siso, incluso ou semi-incluso (ou outros dentes inclusos), que estejam a implicar sintomatologia ou para prevenir eventuais problemas relacionados.

 

De igual forma, os dentes supranumerários, que são dentes que excedem o número normal de dentes, popularmente designados “dentes a mais” são também indicados para extração, caso estejam ou possam vir a implicar problemas estéticos e/ou de oclusão. 

bottom of page