top of page

Avaliação endodôntica para dentes tratados ortodonticamente

Na Odontologia, um tratamento bem-sucedido depende de um correto diagnóstico, principalmente na endodontia, onde a identificação do problema irá conduzir a forma do tratamento endodôntico mais adequado para cada dente afetado. Esse processo engloba uma minuciosa avaliação do paciente.

A avaliação também é feita em dentes tratados ortodonticamente, ou seja, por quem usou aparelho. A movimentação dos dentes pode mexer nas raízes causando dor, sendo necessário a avaliação do endodontista.

A anamnese é o passo inicial para um diagnóstico em endodontia. Nessa primeira entrevista, é feita uma investigação aprofundada do paciente, identificando o seu histórico de doenças, uso de aparelho ortodôntico, procedimentos realizados e relato da sua queixa principal, como a presença de dor e sensibilidade.

Em seguida, o paciente é convidado para se dirigir à cadeira, quando serão realizados os exames e testes clínicos intra e extra-orais, além das radiografias. 

Os Testes intra-orais indicam sensibilidade ao frio, indicando o dente afetado, situação da gengiva, e presença de dentes amolecidos.

Os testes extra-orais avaliam a condição geral da área externa da boca e regiões vizinhas. É possível encontrar alterações desencadeadas por doenças crônicas ou agudas, como inchaços (edemas), fístulas, pólipos, nódulos e desvios ósseos.

Por fim, uma radiografia periapical permite avaliar a coroa, a raiz e os tecidos periapicais. A radiografia permite a análise da câmara pulpar, canal radicular e região perirradicular. A partir disto é possível obter um diagnóstico para iniciar o planejamento do tratamento de acordo com a necessidade de cada dente.

bottom of page